DESTAQUES

Quénia: Líder da oposição é expulso do país

É o terceiro crítico do Governo detido nos últimos quatro dias pela polícia queniana por alegado envolvimento na cerimónia de posse de Raila Odinga como “o presidente do povo”.

Como se vê nos vídeos o líder da oposição sendo obrigado a entrar num avião, ou melhor a ser expulso do país.

A

A polícia do Quénia deteve este sábado um crítico proeminente do Governo pelo seu alegado envolvimento na recente encenação da tomada de posse do líder da oposição Raila Odinga como “presidente do povo”. É a terceira detenção do género em quatro dias.

George Aladwa é acusado de ajudar a organizar a tomada de posse simbólica que teve lugar a 30 de janeiro em Nairobi, perante dezenas de milhares de apoiantes. Na ocasião, Raila Odinga reiterou que não reconhece os resultados eleitorais da votação do ano passado, que boicotou, e, como tal, não vê Uhuru Kenyatta como chefe de Estado.

As ameaças jurídico-constitucionais em que Odinga poderia incorrer, incluindo a acusação de “crime de alta traição”, não impediram o líder da oposição e a coligação de organizar e concretizar a “tomada de posse”.

Segundo a polícia, George Aladwa, que foi detido na manhã deste sábado na sua residência, também está a ser interrogado acerca do se papel num tiroteio na quarta-feira na residência do número dois da coligação da oposição, a Super Aliança Nacional (NASA, na sigla em inglês), Kalonzo Musyoka.

“Aladwa está a ser investigado pelo que aconteceu em casa de Kalonzo. Está também a ser interrogado pelo caos em Nairobi, no qual mobilizou os jovens”, disse o porta-voz da polícia Charles Owino à AFP.

“Questão de tempo até explodir”

A reeleição de Kenyatta, em outubro, levou a confrontos sangrentos e dividiu o país. O Governo acusa Odinga de tentar “derrubar” o chefe de Estado, enquanto a oposição diz que o processo eleitoral foi fraudulento e denuncia a ilegitimidade dos resultados.

Anúncios

Categorias:DESTAQUES, MUNDO

COMENTAR

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s