MUNDO

Ex-primeira Ministra dos Petróleos Nigeriana vê 21 Milhões de Dólares serem bloqueados 

A Ex-ministra dos Petróleos Nigeriana , que recentemente viu várias propriedades serem confiscadas pela Justiça – incluindo uma moradia avaliada em 37,5 milhões de dólares, num dos bairros mais nobres da cidade de Lagos -, tem agora o seu património subtraído em 7,6 milhões de nairas, correspondentes a 21 milhões de dólares.

De acordo com a acusação, o dinheiro está depositado em várias contas bancárias na Nigéria, que foram abertas por representantes da NNPC – a companhia petrolífera estatal da Nigéria – durante o seu mandato, cumprido de 2010 a 2015.

Para além da investigação nigeriana – conduzida pela Comissão de Crimes Económicos e Financeiros – a antiga ministra, que foi uma das peças-chave da presidência de Goodluck Jonathan, está a ser alvo de um inquérito em Inglaterra, onde chegou a ser detida – tendo sido entretanto libertada sob caução – no âmbito de um escândalo de corrupção e branqueamento de capitais.

O seu nome surge ainda associado em investigações nos EUA e em Itália, mas é na Nigéria que o caso ganha especial destaque, como exemplo da luta anti-corrupção aberta pelo actual Presidente.

Anúncios

Categorias:MUNDO

COMENTAR

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s