CURIOSIDADES

Corações, rins e outros orgãos de porco, serão transplantados para humanos.

Cientistas de uma empresa de Massachusetts que procuram criar órgãos de suínos de forma tão segura que seja possível serem transplantados para seres humanos, é a tecnologia de edição de genes para clonar leitões que não possuem retrovírus potencialmente perigoso, de acordo com um estudo divulgado na quinta-feira.

O avanço, de acordo com os autores do estudo publicado na revista Science, poderia ajudar a abrir o caminho para o transplante de órgãos de porco inteiros para seres humanos, sem medo de os pacientes serem infectados com o retrovírus do porco. Mas outros obstáculos permanecem.

 

porcos

Os transplantes de porcos poderiam oferecer uma nova alternativa potencialmente salva-vidas para pacientes com diagnóstico de insuficiência orgânica e nenhuma outra opção de tratamento viável. A escassez de órgãos humanos disponíveis levou cientistas a estudar a possibilidade de doadores de animais fecharem a lacuna.

Cerca de 20 pessoas morrem todos os dias nos Estados Unidos enquanto aguardam um transplante de órgãos, de acordo com a United Network for Organ Sharing.

O último experimento foi realizado por cientistas da empresa eGenesis, com sede em Cambridge, Massachusetts. Eles usaram uma tecnologia conhecida como CRISPR que funciona como um tipo de tesoura molecular, cortando partes indesejadas de um genoma.

Os cientistas criaram genes de porco que careciam do retrovírus problemático e, em seguida, usaram uma técnica de clonagem para produzir embriões de porco, de acordo com uma declaração da eGenesis. Os embriões foram implantados em porcas normais, e os porcos-mãe mais tarde deram origem aos leitões clonados.

Os clones, que nasceram sem o retrovírus, serão monitorados quanto aos efeitos a longo prazo do procedimento.

“Esta pesquisa representa um avanço importante no atendimento de preocupações de segurança sobre transmissão viral entre espécies”, disse Luhan Yang, co-fundador e diretor científico da eGenesis, em um comunicado.

Os porcos têm sido vistos como uma fonte viável para transplantes de órgãos para humanos porque seus órgãos são de tamanho semelhante. Os cientistas estudaram especificamente o potencial de transplante de corações suínos, rins, fígados e pulmões.

Os cientistas, nas décadas passadas, experimentaram transplantes de órgãos de chimpanzé em pacientes humanos, mas voltou seu foco para órgãos de porco, em vez disso, depois de encontrá-los como candidatos de doadores mais adequados.

Um dos principais obstáculos restantes é a forma de produzir órgãos de porco que, uma vez transplantados, não produzirão rejeição imunológica em pacientes humanos – uma questão também estudada pelos cientistas da eGenesis, disse a empresa.

Anúncios

Categorias:CURIOSIDADES, DESTAQUES

COMENTAR

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s